SITE DO JORNAL DIÁRIO GAÚCHO
Pelas mãos da Fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio, centenas de crianças e adolescentes de Porto Alegre descobrem, diariamente, um novo mundo. Com a ajuda da entidade, 400 estudantes participam de oito cursos profissionalizantes gratuitos, enquanto outros 160 fazem o ensino fundamental, em internato no local. Isso ocorre há 115 anos, que serão completados pela Fundação no dia 15.
Acolhendo alunos carentes, a fundação vive de doações. Desde roupas, que são distribuídas aos alunos ou revendidas no brechó da entidade, até móveis.
- Boas chances de emprego
No Centro de Atendimento Integral (Cati), os 160 estudantes, com idades entre oito e 16 anos, ganham moradia, alimentação, estudo e ainda têm aulas de reforço e oficinas pedagógicas.
Já os adolescentes do Centro de Educação Profissional (Cep) optam pelos cursos de marcenaria, serralharia, informática ou mecânica elétrica e automotiva. Pelo levantamento da entidade, cerca de 80% deles saem com emprego garantido.
- Marceneiros de mão cheia
A prioridade são os maiores de 16 anos. É o caso de Thiago Cruz dos Santos, 18 anos, do Bairro Restinga, que desde fevereiro cursa marcenaria. Thiago pensa em seguir na profissão:
– Cresci muito desde que cheguei aqui. Quando me formar, quero trabalhar como marceneiro.
Na mesma oficina, as mãos cuidadosas de Viviane Fagundes da Silva, 19 anos, lixam cada felpa solta na madeira. Também há seis meses no curso, a jovem do Bairro Rubem Berta se esmera para fazer os primeiros trabalhos sozinha.
– Antes, só sabia o que era um martelo. Agora, conheço todas as ferramentas. Só posso agradecer pela oportunidade que ganhei – comenta.
Saiba mais
Confira as atividades comemorativas da semana de aniversário Hoje
- 15h30min – Será inaugurada a sala Brincando e Aprendendo. O espaço, que fica numa das salas mais antigas da entidade, foi reformado para abrigar as brincadeiras dos meninos.
Amanhã
- 12h – Almoço reunirá alunos, ex-alunos, colaboradores e apoiadores da instituição, com apresentação do coral.
- 15h – Hora do Parabéns a Você coletivo, com direito a bolo.
Dia 18
- Alunos do Cati visitarão o Museu de Ciência e Tecnologia da Puc.
Para ajudar
- Todos os recursos da entidade são provenientes de doações de pessoas físicas ou jurídicas.
- O Pão dos Pobres aceita doações de alimentos, roupas, calçados e móveis, que são utilizados na própria instituição, repassados aos alunos ou revendidos para arrecadar verba.
- Para mais informações sobre como colaborar, basta acessar o site www.paodospobres.org.br ou ligar para 3433-6902.
Por Aline Custódio
Nenhum comentário:
Postar um comentário