Para facilitar a vida de quem quer doar roupa, mas nunca arranja tempo para fazer isso, a Method (marca americana de produtos de limpeza) colocou nas ruas de Nova York um “caminhão lavanderia”. Com uma pintura bastante chamativa, paredes transparentes e uma máquina de lavar móvel, a engenhoca carregava o slogan “Wash Smart, Give Smart.” Tudo o que as pessoas precisavam fazer era entregar as roupas novas ou semi-novas à equipe de lavagem, que as lavava e secava ali mesmo e depois encaminhava tudo para ser revendido nas bases da “New York Goodwill”. As pessoas que estivessem passando pelas ruas também eram encorajadas a tirar uma peça de roupa do próprio corpo para doar.
A ação, que durou 3 dias, premiou as 200 primeiras pessoas que doaram com uma garrafa de detergente da marca. Os doadores ainda receberam samples, jogos e uma foto dentro da máquina de lavar ambulante.
O jovem nunca esteve tão informado e engajado em relação a questões sociais e ambientais e, se existir uma forma fácil de ajudar, eles provavelmente o farão. Além de gerar mídia espontânea, ações que trazem algo diferente do que vemos todos os dias serão cada vez mais necessárias para atrair a atenção do consumidor acostumado às mídias habituais.
Por Paulo Gouvêa
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