SITE DO JORNAL PIONEIRO - Caxias do Sul
Militar aposentado recolhe jornais e o dinheiro da venda é revertido para duas entidades caxienses Caxias do Sul – Futuramente, este jornal que você está lendo poderá ser recolhido pelo militar aposentado Alvino Melquides Brugalli, 79 anos, vendido, e sua arrecadação revertida para entidades caxienses. Por meio de um trabalho voluntário, ele recolhe edições e vende para empresas que precisam do papel.
O jornal é pesado, vendido a R$ 0,35/quilo, e o dinheiro é diretamente depositado pela empresa na conta bancária da Comunidade Jesus Senhor e da Pastoral Pão Nosso. A ação é feita há 24 anos e a ideia de criá-la surgiu por acaso.
– Em uma conversa, o funcionário de um aviário disse que, para transportar os pintinhos, a empresa gastava muito jornal e não dava conta de arrecadá-los. Aí, vi que eu poderia ajudar a recolher e fazer isso se tornar uma fonte de renda. Como graças a Deus não preciso de dinheiro, resolvi ajudar quem necessita – explica o aposentado.
Naquela semana, Brugalli começou a guardar os jornais que assinava e, a cada amigo, vizinho ou parente que encontrava, solicitava que guardassem as suas edições para que pudesse recolher. Hoje, muitos sabem da iniciativa dele e o ajudam. Jornais, agências de publicidade e condomínios fazem a sua parte e telefonam para Brugalli quando uma boa quantidade de papel é recolhida.
– Vou buscar onde for. Muitos sabem da seriedade do meu trabalho e participam de alguma forma. O bom é que tem gente que, além de jornais, me liga para dizer que tem computadores e livros para doar também. Quem ganha com isso são as pessoas carentes e eu, claro, que me sinto feliz – emociona-se o militar, também escritor de 12 livros.
E Brugalli não dá margem para que desconfiem de sua idoneidade e de seu trabalho. Guarda cada recibo de depósito em uma pasta, com dados bem discriminados. De 1991 a 2008, 414 toneladas de jornais foram recolhidas e vendidas. Somente em 2009, 13.579 quilos foram vendidos para as empresas interessadas, resultando em um total de R$ 4.247,08 distribuídos entre as entidades. Neste ano, até junho, Brugalli contabiliza 6.234 quilos.
E a paixão pelo voluntariado deste militar nascido no município de Mata (RS) se estende a Caxias. Brugalli chegou na cidade em 1950 para servir ao Exército e há anos mora em São Pelegrino, bairro que trata com muito carinho. A mulher e os quatro filhos, nascidos e criados aqui, ajudam Brugalli e dão força para que ele continue o trabalho voluntário.
– Tenho como ajudar. Sei que o que faço não é muito, mas faz a diferença para aqueles que precisam. Meus filhos dizem para eu ir com mais calma porque dá trabalho e eu não sou mais tão moço, mas adoro o que eu faço e me sinto satisfeito – finaliza.
Por Carolina Klóss
Nenhum comentário:
Postar um comentário